segunda-feira, 14 de junho de 2010

A TEORIA CONTÁBIL E A CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu devido à necessidade de controlar acompanhar e principalmente controlar a riqueza patrimonial das entidades, o chamado espírito capitalista.No princípio o processo contábil era feito de forma artesanal manuscrito, depois passou pelo método mecânico e hoje o processo é informatizado.
Como o objetivo da contabilidade é demonstrar as informações necessárias sobre o patrimônio tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica para as tomadas de decisões, podemos dizer que a contabilidade passou a ser algo essencial para todos, surgindo a obrigatoriedade da profissão contábil.
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade, passou a estabelecer tal obrigatoriedade contábil com observância nos Princípios Fundamentais da Contabilidade também chamados de PFC'S que representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
Os princípios fundamentais da contabilidade são: princípio da entidade, princípio da continuidade, princípio da oportunidade, princípio do registro pelo valor original, princípio da atualização monetária, princípio da competência, princípio a prudência.
Mesmo com o avanço tecnológico é fundamental que o profissional contábil tenha o conhecimento necessário da teoria contábil. O conhecimento desses princípios bem como as demais leis contábeis facilitam o dia a dia do contador em relação aos lançamentos corretos que devem ser realizados em cada caso específico, sabendo auxiliar os setores que dependem das informações repassadas pela contabilidade de como está a situação da empresa, saber elaborar um relatório conciso de forma a agilizar alguns processos internos.
Os princípios fundamentais da contabilidade servem de apoio para que a contabilidade seja visualizada de forma mais fácil para sua utilização no dia a dia. Todos os princípios aqui descritos foram colocados no glossário do blog, para uma pesquisa, bem como vários termos utilizados na contabilidade.
Outra prática importante que deve ser considerada pelo profissional contábil tanto na teoria quanto na prática é a questão ética. O contador se depara com várias questões e diferentes situações em diversas empresas, exercendo o papel principal de demonstrar de forma clara e objetiva todos os resultados obtidos pela empresa em um determinado período. É comum ouvir dizer que o contador pode fazer uma "maquiagem" no balanço da empresa. Um assunto de extrema importância e relevância para o contador é seguir o código de ética contábil. Aliás, deveria o profissional contábil fazer com que fatores externos viessem conpuscar a ética contábil, no entanto, isso não depende somente do contador. Várias informações são solicitadas a cada dia que passa, e a gama de informações destinadas ao contador vem sofrendo uma demanda diária.
Além da inclusão digital, o contador passa a ser reconhecido pela empresa como um consultor de negócios, deixando de ser visto somente como um escriturado de débito e crédito.
Portanto, é primordial que independentemente da forma como o lançamento contábil seja feito, o contador saiba das normas e princípios básicos, que seja ético diante de suas decisões tanto em relação à empresa quanto à profissão. A atualização é importante para manter-se no mercado tanto em relação ao avanço tecnológico quanto as legislações vigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário