domingo, 13 de junho de 2010

QUESTIONÁRIO

1) Qual o objeto da contabilidade?
A contabilidade possui objeto próprio - o Patrimônio das Entidades.

2) Qual a equação considerada como básica na Contabilidade?
(Bens + Direitos) - (Obrigações) = Patrimônio Líquido

3) Qual o objeto da contabilidade?
O patrimônio das entidades.

4) Qual o objetivo da Contabilidade?
O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

5) O que impulsionou o surgimento da Contabilidade?
A necessidade de acompanhar a evolução do patrimônio das organizações e de controlar suas riquezas (espírito capitalista).

6) Qual o campo essencial da Contabilidade?
Formação dos agentes decisórios dos mais variados níveis, é fruto concebido da relação entre o desenrolar dos fatos econômico-financeiros e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia própria e potencializada pela racionalidade científica.

7) Qual o conceito das partidas dobradas?
Para todo débito, um crédito de igual valor.

8) De acordo com a Resolução 774/94 do CFC, quais os Princípios Fundamentais da Contabilidade?
Princípio da entidade, princípio da continuidade, princípio da oportunidade, princípio do registro pelo valor original, princípio da atualização monetária, princípio da competência, princípio da prudência.

9) O que é Princípio da Continuidade?
A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

10) Qual o princípio da Competência?
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

11) O que é Princípio da Oportunidade?
O Princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

12) O que é Princípio do Registro Pelo Valor Original?
Custo Como Base de Valor - as variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.

13) O que é Princípio da Entidade?
O patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio de seus sócios ou proprietários.

14) O que é Princípio da Atualização Monetária?
Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
A atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

15) O que é Princípio da Prudência?
O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

16) Os princípios fundamentais de contabilidade também podem ser chamados de:
Núcleo central, Vigas-mestras e Verdades primeiras de uma ciência.

17) O que é Regime de Competência?
É o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

18) O que é Regime de Caixa?
É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.

19) Como a contabilidade estuda o patrimônio?
A contabilidade estuda seus aspectos quantitativos e qualitativos. A contabilidade busca entender as mutações sofridas pelo patrimônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações.

20) O que é DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

21) (PROVÃO-2002) O Sr. José dos Santos adquiriu um carro de passeio para a sua esposa no valor de R$35.000,00. O pagamento foi efetuado à vista com cheque da sua empresa. Questionado pelo seu Contador, ele argumentou que a empresa era sua e, portanto, poderia perfeitamente pagar as suas contas pessoais com o dinheiro da empresa. O princípio contábil ferido pelo Sr. José foi o da:
(A) prudência.
(B) continuidade.
(C) competência.
(D) oportunidade.
(E) entidade.

22) (CRC-1º/2002) A avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes. Esta afirmativa refere-se ao:
a) Princípio da Atualização Monetária.
b) Princípio da Continuidade.
c) Princípio do Registro Pelo Valor Original.
d) Princípio da Competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário